Vendas nos supermercados crescem, mas varejistas estão menos otimistas em relação ao faturamento

Pesquisa – As vendas no setor de supermercados cresceram 3,91% em agosto de 2011, na comparação com o mesmo período de 2010. Na comparação com julho deste ano, houve queda de 2,20%, de acordo com o Índice Nacional de Vendas divulgado mensalmente pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). De janeiro a agosto, as vendas no setor registraram alta de 4,27% em relação ao mesmo período do ano passado.

Enquanto isso, os varejistas do País estão menos otimistas em relação ao faturamento para o Dia das Crianças, sendo que apenas 53% apostam em aumento no faturamento em comparação ao registrado em 2010, segundo revelou a pesquisa divulgada hoje pela Serasa Experian de expectativa empresarial.

No ano passado, eram 57% os entrevistados que manifestavam essa mesma opinião. A pesquisa também mostra que 38% dos entrevistados esperam estabilidade no faturamento e 9% acreditam que haverá queda.

Segundo relatório da Serasa Experian, a redução da expectativa de aumento é consequência da inflação, da recente valorização do dólar e das incertezas com relação às economias globais.

Segundo informou a “Agência Leia”, os varejistas de grande porte são os mais otimistas para o dia das crianças, com 67% acreditando que seu faturamento será superior ao registrado na mesma data do ano passado. Compartilhando da mesma opinião, estão 63% das médias empresas do varejo e 53% das pequenas. Na análise por região, a Nordeste é a que tem as melhores expectativas, com 59% dos entrevistados apostando no aumento de seu faturamento. No Centro-Oeste são 57%, no Sudeste 55%, no Sul 47% e no Norte 44%.