Anatel informa que crescimento da TV paga atinge 19% e já está em 19% dos lares brasileiros

Tecnologia DTH – O mercado de TV por assinatura ganhou 334,6 mil novos assinantes em agosto e manteve sua trajetória ascendente. Com um crescimento de 2,96% em relação à base de julho, o desempenho foi o melhor para um mês de agosto nos últimos 5 anos. No acumulado do ano, o serviço contabiliza quase 1,9 milhão de novos assinantes, o que representa um crescimento superior a 19%. Os dados são da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Presente em 11,6 milhões de domicílios no Brasil, o segmento de TV por assinatura alcança cerca de 38,8 milhões de brasileiros (considerando-se o número médio de 3,3 pessoas por domicílio divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE). Em termos de penetração, a TV paga está presente em 19,4% dos lares do País, de acordo com estimativas da agência. Na região Sudeste a penetração é de 28,5%.

A tecnologia via satélite (DTH) foi a que apresentou o maior incremento em agosto (5% contra 2,6% registrado em julho). Os assinantes do serviço via cabo aumentaram quase 1%, número próximo ao registrado no mês anterior (0,9%). As prestadoras de serviço por microondas (Distribuição de Sinais Multiponto Multicanais – MMDS), por sua vez, perderam 2% dos seus assinantes no período.

Com isso, a participação do mercado DTH atingiu a marca de 52%, ampliando a diferença para os serviços a cabo, que representam 45,7% do bolo total. Em dezembro de 2010, a situação era inversa. Os serviços via satélite representavam 45,8% do mercado nacional, enquanto os via cabo detinham 51%. As informações são do “Meio e Mensagem”.