Reversão – A bancada federal do Distrito Federal – três senadores e oito deputados – protestaram contra o esvaziamento de diretorias do Banco do Brasil. Segundo informações dos parlamentares e publicadas na imprensa, a instituição está transferindo funcionários da capital federal para São Paulo, sob a justificativa de que o centro financeiro fica no estado da região Sudeste.
O grupo de parlamentares disse que manifesta repúdio e exige que a estratégia administrativa seja revertida. Nos corredores do banco há um comentário corrente de que a transferência segue uma orientação político-partidária.
Veja a nota
“Nós, deputados federais e senadores do DF, nos reunimos na tarde desta quinta-feira (29) para discutir as notícias e informações sobre o esvaziamento do Banco do Brasil em Brasília e a transferência de várias diretorias e de centros de serviços para São Paulo.
Registramos o nosso repúdio a esse movimento e a nossa exigência em reverter essa situação, que provocaria grandes prejuízos econômicos ao DF, com impactos financeiros, políticos e sociais.
Durante a reunião, tomamos três decisões:
1. Solicitar imediatamente uma audiência com a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, para tratar do assunto;
2. Apresentar requerimento de informações na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, solicitando os dados detalhados sobre essa movimentação no Banco do Brasil, assim como seus impactos e motivações;
3. Solicitar o comparecimento do presidente do Banco do Brasil para que seja ouvido sobre o tema no Congresso Nacional.
Brasília, 29 de setembro de 2011.”
Senador Rodrigo Rollemberg (PSB)
Senador Cristovam Buarque (PDT)
Senador Gim Argello (PTB)
Deputado federal Augusto Carvalho (PPS)
Deputada federal Erika Kokay (PT)
Deputado federal Izalci Lucas (PR)
Deputada federal Jaqueline Roriz (PMN)
Deputado federal José Antônio Reguffe (PDT)
Deputado federal Luiz Pitiman (PMDB)
Deputado federal Roberto Policarpo (PT)
Deputado federal Ronaldo Fonseca (PR)