Música “leve” em programa especial do Quarteto Osesp no calendário do Momento Itália-Brasil

Repertório – Com um repertório que reúne obras clássicas e contemporâneas, o Quarteto Osesp apresenta-se no domingo (16), às 17h horas (ingressos de R$ 49 a R$ 56), para mais um concerto de altíssima qualidade. Esta apresentação faz parte do calendário de atividades do Momento Itália-Brasil. A apresentação será na Sala São Paulo – Praça Júlio Prestes, 16, na capital paulista.

O programa abre com o Quarteto de Cordas nº 3 em Lá Menor de Niccolò Paganini, obra onde predominam o virtuosismo do primeiro violino e linhas melódicas marcantes e cheias de expressão. Na sequência, o impactante Psalom de Arvo Pärt, peça com características minimalistas do compositor transversal da Osesp nesta temporada. Encerra a apresentação o Quarteto de Cordas nº 15 de Villa-Lobos, obra de caráter mais abstrato do que nacionalista, e um dos mais ricos trabalhos de toda a produção camerística do compositor brasileiro.

Formado pelos músicos Emmanuele Baldini (violino spalla), Davi Graton (violino), Peter Pas (viola) e Johannes Gramsch (violoncelo), o Quarteto pretende difundir o repertório para essa formação com o mesmo rigor e qualidade que marcam as apresentações da Osesp, informa a Secretaria de Cultura de São Paulo.

Há alguns anos, o líder de um conhecido quarteto de cordas lamentou a fria recepção que tivera em um concerto informal, dizendo: “Os organizadores pediram música leve. Nós tocamos A Morte e a Donzela de Schubert; não há nada para quarteto mais leve que isso!”. Os quartetos de cordas trabalham habitualmente com música de um nível artístico tão consistentemente alto que chegam até a esquecer o que é música “leve”. Às vezes grande música pode ser feita para provocar, para entreter, ou para induzir a um estado mental específico.