PSDB adota discurso enfadonho, permanece desbaratado e não sai do lugar em programa político

(Ilustração: Ivan Cabral)
Conversa conhecida – Há muito sem saber que rumo tomar como partido de oposição, o PSDB levou ao ar na noite de quinta-feira (13) seu programa político. A expectativa era de que os tucanos não ficassem apenas nas críticas ao Palácio do Planalto, mas apresentassem soluções para melhorar o que está ruim. E de novo isso não ocorreu.

A diferença no programa do PSDB é que o partido percebeu que a presença de Fernando Henrique Cardoso é importante, uma vez que o ex-presidente é um dos responsáveis pelo atual momento vivido pelo Brasil. Fora a participação de FHC, a cena do tucanato foi dividida entre José Serra, ex-governador de São Paulo, e Aécio Neves, ex-governador de Minas Gerais e que atualmente cumpre mandato de senador.

Em sua fala, Serra criticou a demora do governo da presidente Dilma Rousseff em cumprir a promessa de combater o consumo de drogas e dispensar tratamento aos viciados. Se por um lado Dilma nada fez até agora, e isso é fato, por outro o governo paulista e a prefeitura paulistana continua perdendo a batalha para as drogas. É na cidade de São Paulo que fica localizada a chamada “Cracolândia”, região central que abriga um enorme contingente de viciados em crack. José Serra e Gilberto Kassab já prometeram muito, mas até agora nada aconteceu, Quando muito os viciados mudaram para outras regiões da cidade.

Ao governo federal cabe combater o ingresso de drogas no País através das extensas e pouco vigiadas fronteiras verde-louras. Algo que não acontece porque alguns grupos terroristas de esquerda sobrevivem do tráfico de drogas e armas. Os brasileiros têm o dever diário de cobrar das autoridades o cumprimento das promessas de campanha, pelo menos.