Tequila, o berço da famosa bebida mexicana, espera faturar com turistas e atletas nos Jogos Pan-Americanos

Cachaça forte – Assim que tomaram conhecimento da escolha de Guadalajara como sede dos Jogos Pan-Americanos de 2011, as autoridades da pequena cidade de Tequila, berço da produção da bebida homônima e mundialmente conhecida, passaram a sonhar com a possibilidade de ser subsede. Sem sucesso, a localidade espera capitalizar com os turistas durante o evento esportivo.

Tequila está a aproximadamente 60 quilômetros de Guadalajara e abriga as fábricas das principais produtoras da bebida, como José Cuervo e La Herradura. A localidade integra o grupo dos chamados “Povos Mágicos”, programa criado pela Secretaria de Turismo do México para incentivar a atividade nos locais.

Assim como o champagne, produzido na região homônima localizada na França, a bebida mexicana tem denominação de origem. Apenas 182 municípios nos estados de Jalisco, Guanajato, Michoacán, Tamaulipas e Nayarit podem fazer a verdadeira tequila. A maioria dos habitantes da pacata cidade, vizinha da sede dos Jogos Pan-Americanos, sobrevive em torno da bebida, seja como empregado nas fábricas, trabalhando no cultivo do agave, matéria prima da tequila, ou em diferentes atividades ligadas ao turismo. As informações são da “GazetaEsportiva.net”.