Empresários consideram falta de mão de obra qualificada como gargalo para a realização da Copa

Burocracia é problema – A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou, no fim da manhã desta terça-feira (18), o resultado da Sondagem Especial Indústria da Construção sobre expectativas do setor para a Copa do Mundo de 2014, que tem o Brasil como sede. Segundo o estudo, 70,6% de 411 empresas pesquisadas destacam a falta e o alto custo de mão de obra qualificada como um dos principais gargalos enfrentados pelo segmento para a realização do evento.

Já 47,9% dos entrevistados, consideram a burocracia do processo licitatório como preocupação, e 45% destacam o prazo curto para a conclusão de obras e serviços.

“Os dois primeiros – falta de mão de obra qualificada e burocracia do processo de licitação – afetam o prazo e quanto mais o tempo passa, mais difícil fica”, disse Renato da Fonseca, gerente de pesquisa da CNI, segundo informou o “Terra Esportes”.

Entre as empresas de grande porte, o prazo curto para o fim das obras ou serviços e’ apontado por 56,5% como o segundo principal gargalo para a realização da Copa. A falta/alto custo da mão de obra qualificada segue como o maior gargalo na opinião destes empresários. O processo de licitação vem em segundo lugar, com 47,8% entre as grandes.

A pesquisa foi realizada entre 1° de julho e 15 de julho deste ano. Das 411 empresas pesquisadas, 212 são pequenas, 149 médias e 50 empresas de grande porte. Os percentuais não somam 100%, de acordo com a CNI, pela possibilidade de múltiplas respostas.