Copom confirma expectativa do mercado e reduz em meio ponto percentual a taxa básica de juro

Para baixo – O Comitê de Política Monetária do Banco Central, o Copom, decidiu nesta quarta-feira (19) reduzir em meio ponto percentual a taxa básica de juro da economia brasileira. Confirmando a expectativa do mercado financeiro, a Selic passou de 12% ao ano para 11,5%.

Ao final da reunião, o Copom divulgou o seguinte comunicado: “Dando seguimento ao processo de ajuste das condições monetárias, o Copom decidiu, por unanimidade, reduzir a taxa Selic para 11,50% a.a., sem viés. O Copom entende que, ao tempestivamente mitigar os efeitos vindos de um ambiente global mais restritivo, um ajuste moderado no nível da taxa básica é consistente com o cenário de convergência da inflação para a meta em 2012”.

Mesmo com a segunda queda consecutiva, o juro praticado no Brasil continua o mais alto do planeta, uma vez que descontada a inflação a taxa fica em 5,5%. Presidente da Fiesp, Paulo Skaf comemorou a decisão do Copom. Em nota enviada ao ucho.info, Skaf afirma que “meio ponto percentual corresponde a uma economia de R$ 8,5 bilhões aos cofres públicos, valor suficiente para construir 10 mil escolas ou 150 mil casas populares. Por isso os juros precisam continuar caindo”.

A decisão do Copom foi criticada por muitos analistas financeiros, pois mostra que o BC perdeu a autonomia e mais uma vez se rende às pressões palacianas. Há quem garanta que é perigosa a aposta dos economistas do Banco Central, que entre tantas coisas pode provocar a aceleração do consumo, o que daria fôlego à inflação.