Brasil vai muito bem no tiro esportivo com conquista inédita de medalha no feminino

Vaga olímpica – A brasileira Ana Luiza Mello Ferrão conquistou um resultado histórico para o tiro esportivo do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, nesta quarta-feira (19). A atiradora tornou-se a primeira mulher do País a conquistar uma medalha de ouro pan-americano na modalidade ao vencer a prova da pistola 25 metros. Ela somou 773.9 pontos, novo recorde da competição.

Pouco antes, Roberto Schmits havia conquistado o bronze na fossa olímpica. O Brasil, assim, chegou a quatro medalhas no tiro esportivo em Guadalajara: um ouro e três bronzes. Outra brasileira na disputa, Rachel da Silveira não se classificou à final, terminando a competição na 11.ª posição.

O tiro esportivo é uma das modalidades que distribuem vaga olímpica nos Jogos Pan-Americanos, mas Ana Luiza já estava garantida em Londres, por ter sido campeã do Campeonato das Américas de Tiro Esportivo, realizado em novembro do ano passado, no Rio. Major do Exército, Ana Luiza, de 37 anos, também é professora de biologia. Ela é a 60ª colocada no ranking mundial da pistola 25 metros.

As demais medalhas do Brasil na modalidade haviam sido conquistadas por Julio Almeida, na pistola de ar 10 metros e na pistola livre 50 metros. Ambos não conseguiram a classificação olímpica.