Em depoimento à PF soldado João Dias confirma corrupção no Esporte e diz que gravação é “nocaute final”

(Foto: Lula Marques - FSP)
Golpe decisivo – O soldado João Dias Ferreira, da Polícia Militar do Distrito Federal, presta depoimento na Procuradoria-Geral da União (PGU) nesta quinta-feira (20). Na quarta-feira (19), o delator que acusa o ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., de comandar um esquema de corrupção na pasta, afirmou em depoimento à Polícia Federal que “entre 15 e 20 pessoas estão envolvidas” em desvios de recursos públicos da pasta repassados a ONGs. O policial afirmou que mostrou a lista com os nomes aos delegados da Polícia Federal ao longo do depoimento que durou mais de sete horas e meia na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília. Gravação a ser apresentada como prova será “nocaute final”, segundo Ferreira.

O policial saiu da superintendência da PF, às 22h50 da noite de quarta-feira (19), sem contar quais são as provas. “Eu não posso detalhar o que nós trouxemos de novidade hoje, sob pena da lei. Mas continuo confirmando tudo que eu disse até agora sobre o sistema operacionado (sic) pelo PCdoB.”

Orlando Silva insistiu, em depoimento no Senado, que “não houve, não há e nem haverá” provas de seu suposto envolvimento. Mas, João Dias garante que os supostos envolvidos são integrantes do primeiro e segundo escalões do Ministério do Esporte, além de membros de ONGs. Foram apresentados à PF trechos de gravações de áudio que mostram a participação de quatro pessoas da alta cúpula, cujos nomes também não revelou. Na próxima segunda-feira (24), João Dias disse que apresentará à PF o conteúdo completo da gravação. Todos, segundo ele, deverão ser convidados para prestar esclarecimentos na próxima semana.

O policial disse que a gravação a ser apresentada será o “nocaute final” no ministro. “Eu afirmo e reafirmo: existe um esquema de corrupção dentro do ministério”, enfatizou. João Dias pediu proteção especial da Polícia Federal, oferecida na terça (18) pelo Ministério da Justiça a pedido do PSDB.