Em jogo de cartas marcadas, FIFA confirma a abertura da Copa de 2014 para a cidade de São Paulo

Era esperado– Secretário-executivo da FIFA, Jérôme Valcke acaba de anunciar as cidades brasileiras que sediarão o jogo de abertura e a final da Copa do Mundo de 2014. Ao lado de Ricardo Teixeira, presidente da CBF, Valcke informou que o jogo de abertura será na cidade de São Paulo, confirmando as expectativas, mas contrariando a lógica. A final da Copa será mesmo no Rio de Janeiro, como anunciado anteriormente, no Estádio Mário Filho, o popular Maracanã.

O executivo da FIFA revelou também que as semifinais serão disputadas em São Paulo e em Belo Horizonte, enquanto a disputa pelo terceiro lugar acontecerá em Brasília, cidade que reúne totais condições para sediar a abertura da competição, mas que por questões políticas perdeu a disputa para a capital paulista.

Perguntado por qual razão as cidades São Paulo e Rio de Janeiro foram escolhidas para receber, respectivamente, os jogos de abertura e encerramento da Copa, Ricardo Teixeira destacou o potencial econômico de ambas e questões logísticas e de transportes de ambas as metrópoles. Quem bem conhece o Rio e São Paulo sabe que as palavras do presidente da CBF se esvaem como éter no ar, pois as capitais paulista e fluminense são reféns de um trânsito caótico e pecam pela falta de transporte público minimamente eficiente.