Roberto Dinamite ganha ação contra Eurico Miranda em eleição que deveria acontecer há cinco anos

Sócios irregulares – A chapa de oposição, encabeçada pelo ex-jogador Roberto Dinamite, conseguiu finalmente uma decisão definitiva da Justiça. Ganhou uma ação que anulou as eleições para o conselho deliberativo do Clube de Regatas Vasco da Gama em 2006. O Superior Tribunal de Justiça manteve a sentença que anulou, por conta de diversas ilegalidades, as eleições daquele ano. As novas eleições determinadas judicialmente se realizaram em 2008, com as irregularidades sanadas.

As irregularidades haviam sido constatadas antes mesmo da eleição, em ação cautelar ajuizada pelos membros da oposição, quando se verificou a existência de mais de mil sócios que, embora em situação irregular, estariam autorizados a votar nas eleições.

Tanto os candidatos à reeleição, José Pinto Cabral e Eurico Miranda – à época presidentes da assembleia geral e do clube, respectivamente –, quanto alguns eleitores que se sentiram prejudicados com a anulação recorreram ao STJ. Segundo eles, o tribunal estadual não reconheceu o litisconsórcio passivo necessário, e os efeitos da coisa julgada não poderiam atingir aqueles que não foram parte no processo (no caso, os eleitores tidos como irregulares e os candidatos ao conselho deliberativo cuja eleição foi anulada).