Deputado se revolta diante de “blindagem” de Orlando Silva em audiência da Comissão da Copa

Blindagem oficial – O deputado Rubens Bueno (PPS-PR) considerou a existência de uma blindagem do ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., na Comissão Especial da Lei Geral da Copa (PL nº 2330/2011), na tarde desta terça-feira (25), na Câmara.

Bueno pediu a palavra, mas foi impedido de se manifestar pelo presidente da comissão, Renan Filho (PMDB-AL). O PPS faz parte de um bloco partidário com o PV e naquele momento Bueno estava na condição de vice-líder, que de acordo com as normas da Casa o impedem de usar a palavra como líder. Como fora censurado, Bueno, em protesto, exaltou-se e saiu do plenário da Comissão dizendo que havia uma “blindagem” do ministro, ao mesmo tempo em que disse que não participaria de uma “palhaçada”.

Após deixar a audiência pública, Rubens Bueno explicou que o presidente da Comissão utilizou o artigo 66 do Regimento Interno para impedir o uso de palavra. “O presidente esqueceu do artigo 12º, item 3º, onde está que os líderes e vice-líderes poderão usar da voz em qualquer plenário ou comissão sem direito a voto. E até isso ele censurou, querendo mostra um serviço ao governo daqueles que não tem nenhum sentimento do que é o parlamento e a sua independência”, explicou.

Demonstrando indignação, Bueno afirmou que todos os dias há na imprensa exemplos de desdobramentos da situação difícil em que se encontra o ministro. “Agora, na Bahia, é uma fábrica de tabuleiro de xadrez onde milhões foram desviados. O elemento envolvido era do PCdoB. Tá provado e comprovado, dinheiro jorrando pela janela, pelos ralos da corrupção”. Na opinião do deputado do PPS, o governo não toma providências. “Ao contrário, tá tentando manter o ministro a qualquer preço.

“Hoje você viu a blindagem total, o presidente da Comissão que deveria ser o presidente de todos foi o presidente de alguém que está blindando o ministro em homenagem ao governo”, desabafou.

O líder do PT na Câmara, Paulo Teixeira (SP), foi questionado pela reportagem do ucho.info sobre a blindagem do ministro. “Existiria se o ministro não viesse aqui. Então há a transparência máxima. Agora a oposição tem que trazer provas, não adianta só fazer acusações levianas.

Questionado sobre a denúncia da fábrica de tabuleiros de xadrez da Bahia respondeu: “São apenas acusações, não tem provas, são desprovidas de provas e nós não podemos dar atenção à acusações desprovidas de provas”, disse.

O objetivo da audiência pública é debater temas que envolvem o projeto que regulamenta os direitos e responsabilidades da Federação Internacional de Futebol (FIFA) e do governo brasileiro durante a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014.