Governo dá mais um jeito para atrasar a votação do projeto de distribuição dos royalties do pré-sal

Levando com a barriga – A votação na Câmara dos Deputados do projeto que redefine a divisão dos royalties do petróleo terá de esperar uma brecha na pauta da Casa. Os líderes definirão dentro de instantes as pautas que serão apreciadas no plenário da Câmara nesta terça-feira (25) e quarta-feira.

De acordo com o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), duas medidas provisórias – uma delas polêmica – trancam as votações e terão de ser apreciadas antes do projeto sobre os royalties.

“Nós temos que trabalhar para destrancar a pauta. Enquanto isso há um acordo para não votarmos o veto [presidencial a projeto anterior que já tratava do assunto] enquanto estamos construindo uma saída para a votação”, explicou o presidente da Câmara, segundo a Agência Brasil.

O mesmo deve ocorrer com a votação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que trata da Desvinculação das Receitas da União (DRU). Havia expectativa para que a proposta fosse votada nesta semana, pelo menos em primeiro turno. Contudo, Marco Maia disse que a PEC deverá ficar mesmo para a próxima semana. “Acho muito difícil a DRU ser votada nesta semana”, disse ao chegar para reunião com o colégio de líderes da Casa.

Enquanto isso, o vice-líder do governo na Câmara, deputado José Nobre Guimarães (PT-CE), afirmou que a votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 61/11, que prorroga para dezembro de 2015 a Desvinculação das Receitas da União (DRU), acontecerá “hoje a noite, numa sessão extraordinária”, disse à “Política Real”.

O parlamentar afirmou ainda que se a votação não ocorrer “hoje, acontecerá amanhã”. Segundo ele, “não se pode deixar essa matéria para semana que vem que tem feriado”. Guimarães falou que independente da obstrução que oposição fará para não votar a matéria, o governo vai para o voto. O petista cearense descartou ainda que os recursos da Seguridade Social, principal financiadora da saúde, sejam retirados da mordida da DRU.