Reunião de conciliação no final do dia tem por finalidade acabar com greve no Estádio Nacional de Brasília

Três reivindicações – As obras do Estádio Nacional de Brasília, o Mané Garrincha, começaram mais um dia paralisadas. Nesta segunda-feira (31), os operários responsáveis pelo trabalho de erguer o estádio que receberá a abertura da Copa das Confederações 2013 continuam a greve que teve início na última quarta-feira (26).

Após reuniões que não resultaram em avanço nas negociações, o Consórcio Brasília 2014 resolveu, na sexta-feira (28), protocolar uma ação de dissídio coletivo no Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região para tentar colocar um ponto final na paralisação. Hoje, às 17h, as duas partes voltam ao TRT para uma audiência de conciliação. No encontro, um desembargador tenta ao máximo buscar um acordo para o fim da paralisação. Caso não haja acerto, uma liminar para o retorno imediato ao trabalho ainda poderá ser julgada.

Segundo Raimundo Braz, vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil e Mobiliária do Distrito Federal (STICMB), as negociações ainda esbarram nas reivindicações financeiras. Além do aumento salarial, as partes ainda precisam chegar a um acordo sobre horas extras, auxílio alimentação e também sobre um aditivo por produtividade, conhecido entre os trabalhadores como “mela”.

Desde o começo do protesto trabalhista, os operários já conquistaram o recesso de 10 dias no fim do ano, que une as festas de Natal e Ano Novo, melhorias nas filas do refeitório e melhor segurança no ambiente de trabalho. Com informações do site “CorreioWeb” e “CB”.