Pesquisador morre e não consegue recursos para equipamento contra câncer que afeta a voz

(*) Arthur Monteiro, da Digital ABC –

(Foto: Divulgação - Instituto Lula)
Manchete do “Correio Braziliense”: Lula teme perder a voz. Pois vejam que ironia. Durante o primeiro mandato do ex-presidente, o pesquisador do Hospital Amaral Carvalho, de Jaú, Dr. Antonio Fernando Bertolucci, pediu a intercessão de dona Marisa Letícia para obter recurso destinado a financiar um projeto que desenvolvia a confecção de uma prótese vocálica.

O aparelho serviria para devolver a voz a pacientes de câncer de cabeça e pescoço, usuários de cânula, que tivessem perdido as cordas vocais. O BNDES foi acionado, as gestões para liberação do recursos foram concluídas e o dinheiro chegou a estar disponível mas não foi utilizado. O pesquisador veio a falecer.

Segundo o médico Antônio Navarro, diretor superintendente do hospital paulista que é referência nacional em tratamento de câncer, “aquele projeto se foi na cabeça do Dr. Bertolucci, mas continuamos pesquisando”.

Laço – A cretinice Lula e o SUS tomou conta da rede. Os hipócritas e recalcados, como prefere o ex-presidente FHC, estão tomando um laço nunca visto.