Para estar entre as dez melhores do mundo e disputar o ouro em Londres, brasileiras treinam na Rússia

Busca da perfeição – Bronze nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, as atletas do nado sincronizado Lara Teixeira e Nayara Figueira têm um sonho: alcançar o top 10 olímpico em Londres, em 2012. Elas programaram uma viagem à Rússia, terra natal da treinadora Tatiana Pokrovskaia, para intensificar os treinamentos e melhorar o desempenho alguns meses antes de competir na capital inglesa.

“A Tatiana há alguns anos faz uma clínica de duas semanas no Brasil. Esse ano ela fez de novo, chegou para a gente e disse: ‘por que a gente não inverte? Desta vez vocês vão para Rússia treinar’. A gente ficou muito animada e lisonjeada, mas estamos bem apreensivas com o que vamos pegar lá. A escola russa não é fácil, é de uma linha mais dura”, disse Lara, em entrevista ao “Terra Esportes” na manhã desta segunda-feira (7).

As russas são hegemônicas no nado sincronizado, dominando as competições em um nível muito acima ao encontrado nas atletas brasileiras. “Serão duas semanas em que vamos tentar pegar tudo o que pudermos. Vamos olhar os movimentos embaixo d’água, ver como ela aplica isso. Vamos tentar dar um salto de qualidade nesses oito meses até Londres”, apontou Lara. O objetivo é fazer história com um top 10 olímpico.