Rafaela é a revelação no judô nas Olimpíadas Universitárias de 2011 reúnem 200 instituições de ensino

Campeões – Os três dias iniciais de competições das Olimpíadas Universitárias – JUBs 2011, que acontecem em Campinas (SP), foram dedicados para quatro modalidades individuais: xadrez, judô, natação e atletismo. Mais de 200 instituições de ensino superior enviaram estudantes para os dez dias de competições.

Tricampeã sul-americana nas categorias de base, Rafaela Barbosa tornou-se a grande revelação do judô nos JUBs 2011. A atleta da Unip (AM) derrotou a também bolsista Raquel Silva e a judoca Suellen Sena para conquistar a medalha de ouro na categoria meio-leve (-52kg).

Pela primeira vez nas Olimpíadas Universitárias, a bicampeã dos Jogos Pan-Americanos Edinanci Silva (Unip-SP) levou o ouro na categoria pesado (+78kg). A judoca venceu o combate contra Luciana Mazaretto, da (Unoesc-SC), com três yukos contra um. No masculino, Francinaldo Segundo (Faculdade Santo Agostinho-PI) conquistou o ouro na categoria pesado (+100kg), ao vencer Pedro Henrique Dalagassa (Unibrasi-PR). Na categoria meio-pesado (-100kg), o título ficou com o catarinense Gustavo Martins (Unisul-SC), que se sagrou bicampeão das Olimpíadas Universitárias.

As provas de atletismo foram realizadas no Centro Esportivo de Alto Rendimento (Caer), com as eliminatórias dos 100m rasos feminino e as finais do salto com vara masculino e arremesso de peso feminino. A vencedora no lançamento de dardo foi a catarinense Lilian Seibert (Uniasselvi-SC), com a marca de 49,86m. O segundo lugar ficou com a bolsista Maria Conceição da Silva (FMN-PE), que alcançou 45,92m, seguida por Edjane da Silva (Unifor-CE), com 39,38m.