Inadimplência cresce no acumulado do ano, mas governo aposta suas fichas no consumo interno

Em alta – Quando, no final de 2008, o então presidente Luiz Inácio da Silva ocupou os meios de comunicação para pedir aos brasileiros que mantivessem em níveis elevados o consumo interno, como forma de evitar as consequências da crise financeira internacional, o ucho.info alertou para o perigo da inadimplência, decorrente do consumismo inesperado e o alto de endividamento das famílias.

Nesta quarta-feira (16), a Serasa divulgou dados sobre a inadimplência no País. De acordo com a instituição, outubro registrou queda de 1,5% na inadimplência, em comparação com o mês anterior. Na análise anual, outubro deste ano apresentou desaceleração e registrou alta de 19,2%, se comparado com o mesmo mês de 2010. No acumulado do ano (2011), a inadimplência, se comparada com o mesmo período de 2010, apresentou crescimento de 24%.

Tal cenário confirma o que muitos brasileiros já sabem. Que boa parte do décimo terceiro salário, que despejará perto de R$ 118 bilhões na economia nacional, será utilizada para o pagamento de dívidas em atraso.

Temendo as reticências da atual crise econômica, que há meses vem chacoalhando a Europa, o Palácio do Planalto voltou a apostar no consumo interno como antídoto para o problema. E mais uma vez o consumidor desavisado pagará uma conta que não lhe cabe, pois a principal medida a ser tomadas, o corte de gastos federais, continua na seara do discurso e da promessa.