Governo federal continua gastando o suado dinheiro do contribuinte para mentir sobre a saúde pública

Perna curta – Desde que o publicitário e marqueteiro Duda Mendonça conseguiu a proeza de transformar o engodo Lula em uma espécie de Messias da modernidade, a mentira passou a dominar a publicidade oficial e os discursos dos ocupantes do poder. Isso porque a capacidade de raciocínio da população está cada vez mais sufocada pelo populismo barato dos governantes, que não se avexam com as mentiras que propalam.

Mesmo com a saúde pública capengando, o governo federal não se envergonha de torrar o dinheiro dos contribuintes com campanhas publicitárias que são verdadeiras odes à mitomania. Como noticiamos na edição de quinta-feira (24), o Ministério da Saúde invadiu os veículos de comunicação do País com uma campanha que exalta as qualidades do SUS. No material que tem sido veiculado nas emissoras de rádio, a locutora, em dado momento, diz que “o governo federal cuida do SUS, mantendo o que é bom e melhorando o que precisa ser melhorado”.

Como muitos dos freqüentadores da Esplanada dos Ministérios parecem viver no país de Alice, aquele das maravilhas, é importante saber o que de bom existe no Sistema Único de Saúde, pois pelo que se sabe o SUS é uma bem elaborada homenagem ao caos. Por outro lado, o governo da presidente Dilma Rousseff precisa esclarecer à população essas melhorias que estão sendo patrocinadas na saúde pública.

Para piorar o quadro, o Palácio do Planalto mantém o rolo compressor acionado no Congresso Nacional como forma de evitar a chegada da Emenda 29, que destina mais recursos para a Saúde, ao plenário do Senado Federal. A aprovação da matéria exigiria do governo maior desembolso de dinheiro para o setor.

Quando adotou o bordão “nunca antes na história deste país”, Luiz Inácio da Silva tinha em mente apenas estocar os seus opositores e adversários políticos, mas a galhofa discursiva acabou se transformando em uma espécie de detalhada radiografia do período mais corrupto e mentiroso da história política nacional.