Índice que mede a inflação do aluguel desacelera no final de ano e cai de outubro para novembro

Aluguel arrefece – Mais conhecido como “inflação do aluguel”, o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) indica a variação determinante no reajuste de grande parte deste tipo de operação, que é medido pela Fundação Getúlio Vargas, está desacelerando neste final de ano.

Trata-se de uma alvissareira e boa nova para os inquilinos, pois de acordo com a FGC o índice caiu de 0,53%, em outubro, para 0,50% em novembro. Em contrapartida, a notícia não é tão boa os locatários. Em doze meses, o índice soma 5,95%, índice que incidirá na renovação dos contratos que estão por vencer.

De acordo com o jornalista Rodrigo Viga, da Rádio Jovem Pan, o IGP-M caiu de 0,53% para 0,50% na passagem de outubro para novembro, sendo que a principal razão para a retração vem do atacado, já que o IPA, um dos componentes do indicador, passou de 0,68% para 0,52% na comparação mensal. Por outro lado, o varejo e a construção civil ficaram mais caros, graças ao aumento dos gastos com alimentação e do reajuste no custo da mão-de-obra.