STJD mantém punição e o corintiano Emerson Sheik não entrará em campo na final do Campeonato Brasileiro

Fora da final – Concentrado para a derradeira partida do Campeonato Brasileiro 2011, o Sport Club Corinthians Paulista apostava todas as suas fichas no julgamento do jogador Emerson Sheik, punido por, segundo a arbitragem, pisar no pescoço do lateral Daniel, do Avaí (SC), durante partida no Estádio Paulo Machado de Carvalho.

Punido com um jogo de suspensão pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Sheik conseguiu jogara as últimas partidas por conta de uma manobra jurídica, o efeito suspensivo. O atleta foi enquadrado no artigo 250 (ato hostil) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), sendo que dois dos auditores sugeriram que Sheik fosse julgado por agressão (artigo 254), o que poderia gerar uma de quatro a seis jogos de suspensão, mas a maioria dos auditores manteve o enquadramento no artigo 250 do CBJD.

O Corinthians, representado pelo competente advogado João Zanforlin, contratou um perito para analisar as imagens do incidente, mas nada adiantou. Na tarde desta quinta-feira (1), durante julgamento no Rio de Janeiro, o STJD decidiu manter a punição a Emerson Sheik, o que deixa o jogador fora da decisão do Campeonato Brasileiro, contra o Palmeiras, no Pacaembu. João Zanforlin fez novo pedido de adiamento, mas o presidente do Tribunal Pleno, Rubens Approbato Machado (conselheiro vitalício do Corinthians), indeferiu o pedido.