Governadores do Centro-Oeste estão reunidos na residência oficial de Águas Claras, no DF

(Foto: Roberto Barroso - GDF)
Vozes do Cerrado – Começou há pouco, na Residência Oficial de Águas Claras, a reunião dos quatro governadores do Centro-Oeste. Esta é a quarta reunião dos governadores desde o início do ano – as anteriores foram realizadas em Campo Grande (junho), Cuiabá (agosto) e Goiânia (outubro).

Além do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e do vice-governador, Tadeu Filippelli, participam do encontro os governadores de Mato Grosso, Silval Barbosa; de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli; e de Goiás, Marconi Perillo; o vice-governador de Tocantins, João Oliveira; o secretário adjunto de Finanças de Rondônia, Wagner Luis de Souza; o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Marcio Pochmann; e o presidente da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Marcelo Dourado, além de secretários dos estados participantes e assessores.

Em café da manhã com os participantes, o governador Agnelo Queiroz destacou os principais pontos propostos pelo Governo do Distrito Federal a serem discutidos na reunião de hoje. “A discussão se concentrará em três pautas principais: a redução em 20% do percentual do compromisso da dívida, que está em torno de 15% da receita corrente líquida dos estados. Outro ponto é dar continuidade às negociações do PAC do Entorno com os governos federal e de Goiás. E o terceiro é a partilha do pré-sal, que deve representar os interesses de todo o país e não apenas dos estados confrontantes”, destacou.

A partilha do pré-sal também é prioridade para outros estados do Centro-Oeste. O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, destacou que os governadores devem solicitar audiência com o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, para pressionar os parlamentares a votarem logo o tema. Já o governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, reforçou a importância de os estados articularem-se com a União. “Temos que passar das ideias para prática. Precisamos articular a instituição de novas regras para o comércio eletrônico e a votação da partilha de royalties”, afirmou.

O governador de Goiás, Marconi Perillo, sugeriu que os secretários de Estado encaminhem diretamente ao Legislativo ofícios pedindo celeridade nas votações de interesse da região. “Essas cartas funcionam”, destacou.

O secretário adjunto de Finanças de Rondônia, Wagner Luis de Souza, sugeriu que os estados do Centro-Oeste, Tocantins e Rondônia formem um conselho de secretários de Fazenda, que funcione como uma espécie de mini Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária).

O presidente da Sudeco, Marcelo Dourado, observou que os governadores precisam mobilizar suas bancadas a votarem o Fundo de Desenvolvimento do CO (FDCO) e o Fundo Constitucional de Financiamento do CO (FCO). “Temos, por determinação da presidenta Dilma e do ministro [da Integração Nacional], uma preocupação muito especial com a RIDE (Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno).

Dourado informou ainda que, no próximo dia 15, haverá assinatura de acordo entre os ministérios da Integração Nacional e dos Transportes, e os governadores Agnelo Queiroz e Marconi Perillo, para viabilizar o lançamento, no segundo semestre de 2012, a licitação para a instalação do trem entre Brasília e Luziânia.

O presidente do Ipea, Márcio Pochmann, ressaltou que, na primeira década deste século, iniciou-se no Centro-Oeste um novo ciclo de crescimento, descentralizado. “É um resultado muito positivo da trajetória de expansão que o Brasil assumiu nesses últimos anos. A velocidade de expansão do Centro-Oeste hoje só perde para a região Norte”, informou.