Pesquisa comprova que investimentos em ciclovias atraem novos ciclistas

(*) Mayra Rosa, do CicloVivo –

A secretária do Departamento de Transporte da Cidade de Nova York (DOT), Janette Sadik-Khan, anunciou na última semana um crescimento contínuo de ciclistas pedalando pela cidade de Nova York. O aumento foi de 8%, comparado ao recorde de 2010.

O cálculo dos ciclistas foi feito em seis vias, em diferentes locais da cidade. Assim concluiu-se que o número de usuários de bicicleta aumentou 102% em relação a 2007 e 289% em relação a 2001.

Durante esse tempo, a segurança para os usuários das ruas aumentou. A metrópole norte-americana registrou seus menores índices de acidentes fatais na última década e as lesões graves e mortes envolvendo ciclistas permaneceram inalterados.

Através de seu programa CityRacks, o DOT já instalou mais de 13 mil bicicletários em toda a cidade, oferecendo estacionamento para mais de 26 mil bicicletas, a maioria dos quais foram instalados nos últimos quatro anos. A cidade ainda pretende transformar seis mil antigos parquímetros inutilizados em estacionamentos para bikes, atendendo assim a demanda crescente de ciclistas.

“Nossa infraestrutura precisa acompanhar as novas exigências nas ruas da cidade”, disse Janette. “Ao transformar parquímetros obsoletos em bicicletários, estamos reciclando antigas instalações para atender a essa crescente necessidade.”

Segundo as estimativas do departamento, a média diária de ciclistas neste ano foi de 18.846 ciclistas, contra 17.491 em 2010; 9.327 em 2007, e 4.927 em 2001.

O aumento do uso das bicicletas e da necessidade de segurança, que isso implica, fez com que a cidade fizesse uma campanha sem precedentes de engenharia de segurança nas ruas.

Nos últimos quatro anos, o DOT acrescentou cerca de 260 quilômetros de ciclovias nas ruas para aumentar a segurança de todos os usuários, em especial para os pedestres. Em seu relatório Pedestrian Safety Report and Action Plan, o departamento revela que ruas com ciclovias são 40% menos perigosas para os pedestres.

Felix Salmon, blogueiro da Agência Reuters, relacionou o crescimento do uso da bicicleta com os investimentos feitos pela prefeitura da cidade, desde que Janette assumiu o cargo de secretária.

Segundo ele, o resultado da pesquisa mostra o quão eficaz é uma liderança forte, combinada com dedicação à criação de uma boa infraestrutura. “A lição deste levantamento é que se você construir ciclovias, os ciclistas irão aparecer para preenchê-las. Isso é uma notícia fantástica, já que cidades com muitos ciclistas são sempre as cidades mais agradáveis para se viver e trabalhar, até mesmo para pessoas que não andam de bicicleta”, diz Salmon.

“Nova York tem um longo caminho a percorrer antes que possa ser considerado genuinamente uma cidade amiga das bikes. Mas ela está se movendo na direção certa e o sistema de compartilhamento de bicicletas, que será lançado em 2012, dará mais um impulso enorme” conclui o blogueiro.

São Paulo

A cidade de São Paulo também está começando a investir em estrutura para os ciclistas. A composição que tem mais adeptos é a CicloFaixa, que funciona aos domingos e feriados, das 7h às 16h.

A pista percorre 45 quilômetros do município e mesmo que ainda não seja uma opção para o transporte diário, muitos paulistanos têm se sentido incentivados a pedalar mais.

Segundo dados de uma pesquisa realizada pelos organizadores da Ciclofaixa, 76% dos entrevistados garantiram que estão andando mais de bicicleta. A Federação Paulista de Ciclismo informa que a pista recebe em média 80 mil ciclistas aos domingos e feriados, e que desde a sua criação, em 2009, cerca de dois milhões de pessoas já pedalaram pela CicloFaixa de São Paulo. Com informações do Departamento de Transporte de Nova York.