Antigo refúgio nazista na Alemanha é transformado em usina solar e de biomassa

(*) CicloVivo –

Gerar energia renovável pode ser a forma utilizada pela Alemanha para apagar as marcas deixadas pelo nazismo e pela Segunda Guerra Mundial. Em Hamburgo, uma antiga fortaleza será transformada em uma usina mista, capaz de produzir eletricidade a partir do sol e da biomassa.

O bunker, nome dado ao abrigo, já serviu de refúgio para 30 mil pessoas, protegendo-as de aviões que lançavam oito mil disparos por minutos. Agora a estrutura será adaptada de forma totalmente sustentável.

A IBA Hamburgo é a empresa responsável pela transformação do bunker, que além da usina, contará com um museu, café e terraço. O local será chamado de “Energiebunker” e deve estar em pleno funcionamento em 2013.

Através da tecnologia de absorção da energia solar e de produção de biomassa, o local será capaz de fornecer eletricidade limpa para mil casas e deve aquecer outras três mil. Além de abastecer todo o “complexo” Energiebunker. Assim, 6.600 toneladas de CO2 devem deixar de ser emitidas na atmosfera todos os anos.

A história do bunker também possui alguns fatos que merecem atenção. A estrutura é muito resistente, com nove metros de altura, dois metros de espessura e um teto com 3,5 metros. Em 1947 a parte interna do refúgio foi implodida, mas ele é tão forte que o exterior permaneceu intacto. Com informações da revista Exame e do jornal Daily Mail.