SocialBlood lança plataforma para ajudar doações de sangue no Brasil

(*) Mayra Rosa, do CicloVivo –

Chega ao Brasil o SocialBlood, aplicativo para Facebook com o objetivo de conectar pessoas de mesmo grupo sanguíneo, facilitando as doações de sangue em situações de emergência. O aplicativo convida os usuários a se registrarem simplesmente selecionando seu grupo sanguíneo. Eles são, então, ligados a um dos oito grupos do Facebook – um para cada tipo de sangue. É possível convidar amigos para participar da campanha através da rede social, postar mensagens no caso de emergência ou responderem a pedidos de doações de sangue.

Hospitais em todo o mundo dependem de doadores de sangue para o tratamento de pacientes em situações de emergência e para o tratamento de pessoas com doenças crônicas. Alguns tipos sanguíneos, no entanto, são menos comuns do que outros, tornando a busca pelo sangue correspondente mais difícil. O aplicativo foi criado a princípio para a Índia, porém agora, terá plataformas para atingir populações mundiais, incluindo o Brasil e os Estados Unidos.

“Após o inesperado sucesso do projeto na Índia, eu decidi que não deveria limitar a minha compaixão apenas para meus próprios compatriotas ou meu próprio povo, mas também deveria espalhar a ideia aos seres humanos de todo o globo”, diz Karthik Naralasetty, idealizador da ferramenta em entrevista exclusiva ao CicloVivo.

A plataforma acaba de ser lançada em 18 países e já tem previsão para lançamento em outros dez. No Brasil, o projeto será executado em paralelo com a Índia e outros países, embora para torná-lo mais regionalizado, o SocialBlood vai traduzir o site para o português e também recrutará administradores no país para todos os grupos.

Karthik Naralasetty, um jovem indiano de 22 anos de idade, já ganhou prêmios reconhecidos mundialmente pelo seu trabalho social desenvolvido e tem grandes expectativas para o Brasil: “Atualmente, existem cerca de 35 milhões de usuários brasileiros no Facebook, o que os coloca em quarto lugar no ranking mundial.”

Naralasetty diz que é difícil precisar quantas pessoas o SocialBlood já ajudou, porém destaca o caso de um jovem indiano que postou um pedido buscando sangue para sua filha de três anos e recebeu 74 respostas em um período de 24 horas. “Este é apenas um exemplo dentro de muitos que já aconteceram na plataforma. A nossa missão é fornecer ferramentas para ajudar pessoas a ajudarem outras pessoas em sua sociedade”, finaliza Naralasetty.

A ferramenta pode auxiliar campanhas de hospitais e facilitar o encontro de doadores adequados, que residam próximos aos locais que necessitam de sangue. Para se cadastrar basta ter uma conta no Facebook e acessar o site www.socialblood.org.