Valcke abandona o discurso crítico e garante que FIFA e Brasil vivem período de paz e entendimento

Cachimbo da paz – Secretário-geral da FIFA, o francês Jérôme Valcke descartou nesta segunda-feira (16) qualquer tipo de crise de relacionamento entre a entidade, o governo brasileiro e o Comitê Organizador (COL) sobre a Copa do Mundo de 2014. Logo após encontro com o ex-jogador Ronaldo Nazário de Lima, membro do conselho de administração do COL, e com Aldo Rebelo, ministro do Esporte, em Brasília, Valcke fez questão de salientar o entendimento entre os órgãos.

“É ótimo estar de volta ao Brasil. É um prazer ter o Ronaldo aqui. O que fazemos e todos trabalhando juntos: comitê, governo e Fifa. Não há nada de errado na relação entre os três mais importantes orgãos da Copa. Nós três vamos finalizar muito em breve tudo o que precisamos para realizar a Copa do Mundo. Tenho certeza que será a maior de todas”, disse Valcke.

O secretário-geral da entidade máxima do futebol mundial também falou sobre a importância da recente visita do deputado federal Romário à sede da FIFA, ocasião em que o ex-jogador conversou com o presidente Joseph Blatter sobre a Lei Geral da Copa, zona de conflito entre a organização e o governo brasileiro.

Ronaldo ressaltou a importância da união para a realização do evento. De acordo com o ex-jogador, o objetivo é fazer a melhor Copa de todos os tempos. “É uma honra estar aqui. Será uma longa viagem. O início de uma agenda positiva para a Copa do Mundo. O Comitê, a Fifa e o Governo Federal estão absolutamente unidos. Vamos mostrar que, além de sermos bons de bola, somos bons organizadores e faremos a melhor Copa do Mundo de todos os tempos”, declarou Ronaldo.

Deputado federal licenciado, o ministro Aldo Rebelo (PCdoB-SP), por sua vez, disse que o governo não medirá esforços para a realização de um grande evento. O ministro do Esporte lembrou que o futebol representa muito para o mundo inteiro e, principalmente, para os jovens. “Estamos aqui para deixar claro todo o esforço da presidente Dilma para que o Brasil possa promover uma grande Copa do Mundo. Sabemos da grande expectativa de todas as nações em relação a esse evento. Não só do esporte, mas de toda a humanidade. Envolve uma paixão universal: o futebol. O futebol representa muito para o mundo, mas principalmente para o nosso país. Representa a identidade do nosso povo com o futebol. Em um país desigual, o futebol representa uma porta aberta para os jovens. O governo está firme e não medirá esforços para realizar uma grande Copa do Mundo. Amanhã discutiremos a questão da segurança, durante a semana os estádios”, afirmou Rebelo.