Governo do DF dá continuidade às negociações com os trabalhadores do Metrô

Todos à mesa – Na manhã desta quinta-feira (19), sob a coordenação da Secretaria de Administração Pública do GDF, foi realizada reunião com o SINDMETRÔ para dar continuidade às negociações sobre as reivindicações dos metroviários. Nesta primeira rodada de diálogo ficou acertada a imediata retomada do Grupo de Trabalho. Esse GT teve seus trabalhos interrompidos em decorrência da greve deflagrada pela categoria no final do ano passado.

O Secretário de Administração Pública, Wilmar Lacerda, afirmou, no encontro, que o Governo do Distrito Federal não implementará nenhuma medida de retaliação ou punição aos grevistas e anunciou, ainda, que os descontos dos dias parados não será feito – em obediência ao que foi decidido pela Justiça Trabalhista. Em contrapartida, a direção do Metrô – DF deverá apresentar proposta de compensação das horas não trabalhadas de cada um dos seus trabalhadores grevistas. É importante destacar que, nesse período de compensação dos dias não trabalhados, a realização de horas extras estará suspensa.

O Coordenador-Geral do SINDMETRÔ, Israel Almeida, afirmou que a categoria está tranquila e confiante no compromisso do GDF em não retaliar os grevistas. Durante a reunião, também foi apresentado um balanço preliminar da situação financeira do GDF – questões que envolvem o comprometimento com a Lei de Responsabilidade Fiscal e, consequentemente, a impossibilidade de aumentar despesas com pessoal.

Além dessas questões, ficou acertado que, nos próximos encontros dos GT’s, um cronograma de temas e reivindicações será debatido, inclusive em relação à reestruturação da Carreira dos metroviários. Como até o momento não foi publicado o acórdão da Justiça Trabalhista, o debate e a leitura coletiva desta decisão será um dos primeiros pontos da pauta do GT. Nos próximos dias, a Seap providenciará a republicação da Portaria de Composição do Grupo de Trabalho, somando-se à informação de que todo processo de negociação será coordenado pela Secretaria de Administração Pública – com a devida participação da direção do Metrô e de representantes do seu sindicato.