Maria Sharapova vence tenista tcheca e enfrentará bielorrussa na final do Aberto da Austrália

Disputa nas quadras – Na madrugada desta quinta-feira (26) foi decidida a chave feminina do Australian Open. Além do título do primeiro Grand Slam da temporada 2012, a russa Maria Sharapova e a bielorrusa Victoria Azarenka se enfrentarão na quadra também pela liderança do ranking mundial de tênis, já que a dinamarquesa Caroline Wozniacki tropeçou na competição.

Quarta pré-classificada, Sharapova eliminou a tcheca Petra Kvitova, cabeça de chave número 2, com parciais de 6-2, 3-6 e 6-4. Sem qualquer “ace”, a tenista russa cometeu dez duplas faltas, mas converteu todas as cinco chances para quebrar o saque da adversária. Derrotada pela rival na final de Wimbledon-2011, a musa do tênis mundial devolve o sabor amargo da derrota e empata o retrospecto no confronto direto depois de quatro partidas.

Com apenas 22 anos, Victoria Azarenka, cabeça de chave número 3, derrubou a experiente Kim Clijsters, atual campeã do Aberto da Austrália e 11ª favorita, com uma vitória por 2 sets a 1, parciais de 6-4, 1-6 e 6-3. Assim, Arazenka garante vaga na primeira final de Grand Slam de sua carreira e diminui a vantagem da belga no confronto direto, uma vez que conta com três vitórias em sete partidas.

Na final do Australian Open, Victoria Azarenka e Maria Sharapova se encontrarão pela sétima vez no Circuito da WTA. Até o momento, os números revelam um extremo equilíbrio no confronto direto entre ambas as tenistas, sendo que cada atleta contabiliza três triunfos em um total de seis partidas. Nos quatro duelos disputados no piso rápido, o empate persiste.