Rafael Nadal derrota o suíço Federer no Aberto da Austrália e devolve a derrota sofrida no final de 2011

Troco dado – Quando duas estrelas do tênis mundial entram em quadra para um duelo, os amantes do esporte param em todo o planeta. Na semifinal do Australian Open, um clássico da atual geração do tênis colocou em lados opostos da quadra o suíço Roger Federer e o espanhol Rafael Nadal.

Federer encontrou pela frente um adversário muito diferente daquele que derrotou no ATP Finals, há aproximadamente dois meses, por 6-3, 6-0. Nesta quinta-feira (26), Nadal fez Roger Federer pagar caro pelas oportunidades desperdiçadas e venceu o rival por 3 sets a 1, parciais de 6-7 (5), 6-2, 7-6 (5) e 6-4, em partida que durou mais de 3h40. Com essa vitória, Rafael Nadal passou à final do primeiro Grand Slam da temporada 2012.

Este resultado amplia a supremacia de Nadal em relação a Roger Federer. Esta foi a 18ª vitória de Nadal em 27 confrontos na carreira contra o tenista suíço. Considerando apenas os Grand Slams, o espanhol agora acumula oito vitórias e duas derrotas diante de Federer, que ocupa a terceira colocação no ranking dos melhores tenistas do mundo.