Ato público acontece em Brasília a favor da prerrogativa do CNJ de investigar juízes suspeitos

Corregedora em alta – Nesta terça-feira (31), Brasília será palco de ato público em favor da manutenção das prerrogativas do Conselho Nacional de Justiça. Promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o evento busca despertar a sociedade para um protesto nacional contra a liminar de ação direta de inconstitucionalidade que enfraquece a atuação do CNJ na apuração de suspeitas de irregularidades cometidas por juízes. A referida ação foi ajuizada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e teve a concessão, no final de 2011, do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em apoio à manutenção das prerrogativas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Brasília será palco amanhã (31) de um ato público promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O evento é uma tentativa de articulação com a sociedade para protestar contra a liminar de ação direta de inconstitucionalidade que enfraquece a atuação do CNJ na apuração de suspeitas de irregularidades de juízes. Esta ação foi movida pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e teve a concessão, no final do ano passado, do ministro Marco Aurélio Mello do Supremo Tribunal Federal (STF).

Desde que a corregedora do CNJ, ministra Eliana Calmon, do Superior Tribunal de Justiça, decidiu deflagrar uma operação “pente fino” para investigar movimentações financeiras de magistrados de todo o País, o Poder Judiciário foi tomado por uma queda de braços que saiu dos bastidores e ganhou as manchetes com troca de acusações entre representantes da magistratura.

Juristas, jornalistas, parlamentares e outros representantes da sociedade participarão do ato público, na capital dos brasileiros, uma vez que na quarta-feira (1), quando o Supremo Tribunal Federal retoma as atividades, o ministro Marco Aurélio Mello deve levar o caso a julgamento no plenário da Corte.