Plano para conquistar ministério fracassa e Marta Suplicy continuará na vice-presidência do Senado

Não deu certo – Antes da retomada dos trabalhos legislativos do Congresso Nacional, que acontece nesta quinta-feira (2), um dia aos o Judiciário voltar à ativa, o Partido dos Trabalhadores que Marta Suplicy continuará na vice-presidência do Senado, contrariando um acordo selado em 2011, quando ficou acertado que a partir deste ano o cargo seria ocupado pelo senador José Pimentel (CE), ex-ministro da Previdência Social no governo Lula.

Em matéria publicada na semana passada, o ucho.info informou que outros dois senadores petistas encamparam a ideia de Marta Suplicy. O primeiro foi o gaúcho Paulo Paim, que a despeito de acordo com a capixaba Ana Rita anunciou que não deixaria a presidência da Comissão de Direitos Humanos. Em seguida, Delcídio Amaral, do Mato Grosso do Sul, decidiu permanecer na presidência da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, cargo que por acordo seria do senador Eduardo Suplicy.

A decisão petista de manter Marta Suplicy na vice-presidência do Senado mostra que fracassou o plano da ex-prefeita paulistana de retornar à Esplanada dos Ministérios na esteira de uma ampla reforma que a presidente Dilma Rousseff não fará por enquanto.

A estratégia de Marta, de fincar o pé, foi uma espécie de represália pelo fato de o PT ter concordado, sem contestação alguma, com a imposição do ex-presidente Luiz Inácio da Silva para que o ex-ministro Fernando Haddad (Educação) fosse o candidato do partido à prefeitura de São Paulo. O tiro dado pela senadora saiu pela culatra e agora ela terá de se revezar no comando do Senado com o senador José Sarney, presidente da Casa.