Chegada de Aguinaldo Ribeiro ao Ministério das Cidades foi o ápice de uma rebelião golpista no PP

Tudo combinado – Tão logo o processo de fritura de Mario Negromonte começou a ser desenhado, o ucho.info noticiou que o Partido Progressista, legenda à qual é filiado o ex-ministro das Cidades, passava por uma rebelião. O movimento, que começou com a queda do deputado Nelson Meurer (PP-PR) da liderança do partido na Câmara, ganhou capítulos extras com a chegada de Aguinaldo Ribeiro ao cargo.

Sem que o presidente nacional do partido, Francisco Dornelles, fizesse qualquer objeção, a intifada foi capitaneada pelos senadores Ciro Nogueira (PP) e Benedito de Lira (AL), que indicaram o agora ministro Aguinaldo Ribeiro para a liderança do partido na Câmara dos Deputados. O que para muitos parecia algo estranho, a nossa tese foi confirmada na segunda-feira (6) com um detalhe que a grande imprensa preferiu não comentar. O novo líder do PP na Câmara é o deputado federal Arthur de Lira, de Alagoas, filho do senador Benedito de Lira.

A presidente Dilma Rousseff, que na cerimônia de posse de Aguinaldo Ribeiro falou em atitude republicana, um recado para que alguns estados não sejam privilegiados com verbas federais, deve estar atenta aos próximos movimentos na pasta, que ganhou importância extra por conta da proximidade da Copa do Mundo de 2014. Considerando que o loteamento da Esplanada dos Ministérios decorre da necessidade do Palácio do Planalto em manter a quota de apoio no Congresso Nacional, novos escândalos surgirão pela frente, até porque na política o vernáculo patriotismo simplesmente inexiste.