Embalada por vaias, fraca vitória do Fluminense na Libertadores mostra a nocividade dos estaduais

Sem pegada – Mesmo com vitória magra diante do Arsenal Sandarí, da Argentina, em partida de estreia na Copa Libertadores da América, o Fluminense não convenceu os mais de 28 mil torcedores que foram ao Estádio João Havelange (Engenhão), na noite de terça-feira (7). Na verdade, os torcedores do Tricolor das Laranjeiras passaram a maior parte do tempo vaiando os jogadores. Somente no final da partida, no minuto derradeiro dos acréscimos, é que os torcedores do Flu cantaram a vitória.

Com um gol do atacante Fred, o único da partida, marcado aos 2 minutos do primeiro tempo, o Fluminense deixou muito a desejar. O fraco desempenho da equipe mostrou mais uma vez a inocuidade dos campeonatos estaduais de futebol, assunto que mereceu destaque na edição de terça-feira do ucho.info, e a importância da chamada pré-temporada, algo que os clubes brasileiros há muito não fazem. Vítimas de um calendário apertado, as principais equipes do futebol verde-louro são obrigadas a participar de campeonatos regionais, os quais servem apenas para garantir a permanência dos cartolas no comando das federações estaduais.

Esse cenário só é viável porque clubes de pouca expressão, que deveriam engrossar as divisões inferiores, insistem em jogar contra os grandes como forma de conquistar visibilidade, não sem antes atender aos caprichos dos que manipulam o futebol. Enquanto essa situação perdurar, o futebol brasileiro estará fadado ao fracasso, situação confirmada pelas diversas pesquisas sobre o mais popular esporte do planeta. E quem entende minimamente de números não demora a perceber que o futebol brasileiro é coisa do passado.