Rei do “brega-romântico”, cantor e compositor Wando morre em Minas Gerais por complicações cardíacas

Fogo e paixão – Morreu na manhã desta quarta-feira (8), em Nova Lima, cidade da Grande Belo Horizonte, o cantor e compositor Wanderley Alves dos Reis, o Wando. Internado há dias por conta de problemas cardíacos, Wando teve uma parada cardiorrespiratória às 8 horas, segundo seu médico particular, João Carlos de Souza Dionísio.
O médico informou que foram adotadas manobras de ressuscitação, mas o cantor não resistiu. Segundo boletim médico divulgado na terça-feira (7), Wando apresentava melhora progressiva e seu quadro era considerado estável, mas a recuperação era considerada de alto risco.

No último domingo (5), o cantor enviou um bilhete aos fãs. “Eu estou na oficina de Deus arrumando a turbina. Me aguardem!”. Wando foi hospitalizado com quadro de angina, mas os primeiros exames identificaram o entupimento de três artérias coronárias. Submetido a duas cirurgias, o cantor sofreu um enfarto agudo durante a internação.um infarto agudo dentro do hospital.

Considerado como o “rei” do estilo brega-romântico, Wando foi um letrista reconhecido. Em suas apresentações, Wando se notabilizou pelas calcinhas. Em seu site oficial, o cantor publicou uma explicação para essa relação com a peça íntima feminina. “Uma calcinha de cabeça pra baixo, ela vira uma tenda, não é? Aí, coloquei uma calcinha na capa do disco, e essa coisa fez tanto sucesso, que até hoje eu não consigo tirar do show. Eu distribuo calcinhas e recebo, tenho uma coleção muito grande, de todas as formas, jeito, cores e tamanhos”, escreveu.

Wando nasceu em 2 de outubro de 1945, em Cajuri, no interior de Minas Gerais. Recentemente, o nome de Wando voltou a ser lembrado fora do universo de fãs, por causa do documentário “Vou rifar meu coração”, de Ana Rieper, que tem participado dos principais festivais de cinema do país. O filme enfoca o estilo musical classificado como “brega” e conta com depoimentos de cantores como Amado Batista, Nelson Ned, Agnaldo Timóteo, Peninha e Wando.

Entre os tantos sucessos da carreira de Wando destacam-se “Fogo e Paixão” e “Fevereiro, este último gravado por Jair Rodrigues.

Confira abaixo a música “Fogo e Paixão”