Virtuosismo anunciado por Lula fracassa e governo prevê crescimento menor da economia

Castelo de areia – Na última semana, uma matéria jornalística que informava que Guido Mantega teria tentado deixar o Ministério da Fazendo, sem sucesso, mereceu da assessoria da pasta uma nota que classificou como irresponsabilidade tal informação.

Acusado de prevaricação no escândalo da Casa da Moeda, cujo ex-presidente teria cobrado propinas de fornecedores e remetido ilegalmente ao exterior US$ 25 milhões, Mantega tem fracassado na batalha pelo controle da inflação, principal item do amaldiçoado espólio deixado pelo companheiro Luiz Inácio da Silva.

De acordo com a publicação “Economia Brasileira em Perspectiva”, as estimativas de expansão do Produto Interno Bruto (PIB) foram atualizadas para 3,2% e 4,5%, respectivamente. Na publicação anterior, em dezembro passado, os técnicos da pasta apostavam em taxas de crescimento de 3,8% para 2011 e 5% para este ano.

Para o Ministério da Fazenda, a economia crescerá em ritmo mais acelerado nos próximos dois anos – 5,5% em 2013 e 6% em 2014. No intervalo entre 2011 e 2014, a taxa média de crescimento Serpa de 4,8% ao ano, maior que a média atual, de 4,6%, registrada no período de 2007 a 2010.

“Depois da acomodação em 2011, a economia brasileira vai se acelerar. Com investimentos tanto do setor privado, como do setor público, a média de expansão do PIB até 2014 deve ser superior à dos quatro anos anteriores”, avaliou o ministério.

Mesmo com os ajustes, a previsão de crescimento feita pela Fazenda está mais otimista que as estimativas do mercado. De acordo com o boletim “Focus”, do Banco Central, que semanalmente divulga os dados de pesquisa com analistas financeiros, o PIB deve encerrar 2012 com crescimento de apenas 3,3%.

A previsão para a inflação oficial, através do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), foi mantida em 4,7% neste ano, próxima do centro da meta, fixada em 4,5%. A projeção para o mais temível fantasma da economia é idêntica à apresentada pelo BC no último “Relatório de Inflação”, em dezembro. Contudo, o número está abaixo do índice de 5,29% previsto pelas instituições financeiras e divulgado no boletim “Focus”.

Analisando de forma simplista esse emaranhado de números da economia, não é difícil concluir que a bolha de virtuosismo vendida por Lula da Silva aos incautos de todo o planeta começa a estourar. Como o próprio ex-presidente disse certa vez, apenas para provocar seus adversários políticos, “nunca antes na história deste país”.