Disputa por marca retira iPads das prateleiras do Norte da China

AdNews –

As autoridades chinesas estão recolhendo os iPads da Apple de todas as lojas no norte do país. O motivo da limpeza é uma disputa de “naming rights” entre a Shenzhen Proview Technology, que afirma deter os direitos do nome “iPad”, e a empresa norte-americana.

A Apple comprou em 2010 os direitos da matriz da Proview Electronics, a Proview International Holdings, que fica em Taiwan, no entanto, os direitos não valem em todo o território chinês. Um advogado da Shenzhen Proview Technology informou que a empresa prepara um pedido de bloqueio aos carregamentos da Apple nas alfândegas, alegando violação da propriedade da Proview da marca iPad na China.

A Apple pode ser multada em US$ 38 milhões e não será a primeira multa, no final do ano passado, a Proview processou a empresa americana e deve receber US$ 1.6 bilhão pelos “naming rights”.

Os tablets começaram a ser retirados das prateleiras na última quinta-feira (9) e a imprensa local afirmou que algumas lojas estão escondendo os aparelhos em salas de fundo para não terem suas mercadorias confiscadas.