Eventual entrada de Serra na disputa pela prefeitura de SP implode o atual cenário da sucessão de Kassab

Mistério tucano – O silêncio de José Serra em relação a uma possível candidatura à prefeitura de São Paulo deixou os caciques do PSDB mais animados. Por mais que Serra tenha anunciado recentemente sua decisão de não concorrer ao trono paulistano em outubro deste ano, a pressão exercida pela legenda pode ter provocado uma mudança nos planos do ex-governador, que deveria ter se pronunciado até a meia-noite de terça-feira (14).

Com a possível entrada de José Serra no páreo, o cenário da sucessão de Gilberto Kassab muda radicalmente. O PSD, do próprio Kassab, poderá desistir da manobra que busca uma aliança com o PT, operação que vem sendo pilotada, pelo lado petista, por ninguém menos que Luiz Inácio da Silva. Caso vingue a dobradinha com o PT, o prefeito de São Paulo indicaria o candidato a vice na chapa encabeçada pelo ex-ministro da Educação, Fernando Haddad.

Conhecido aliado de José Serra, a quem deve a chegada à prefeitura paulistana, Kassab tem como plano futuro a disputa pelo Palácio dos Bandeirantes, sede do Executivo estadual. Por conta disso, um eventual apoio de Kassab a Serra interferiria na eleição para o governo paulista, em 2014. Alckmin, que conta com a aprovação de boa parte do eleitorado, não deve ceder espaço para o prefeito Kassab, cuja aprovação está na casa dos míseros 22%.

No contraponto, enquanto Serra não anuncia sua decisão, o PT pode forçar Gilberto Kassab a formalizar a parceria proposta ao ex-presidente Lula, como forma de não esvaziar a candidatura de Fernando Haddad. A eventual candidatura de José Serra pelo PSDB contaria com o apoio de uma gama de partidos, entre eles o Democratas, PSD, PP, PDT e PTB. Com esse cenário, sai perdendo também dois candidatos ainda não oficiais: Gabriel Chalita (PMDB), que ex-secretário da Educação no governo Alckmin, e Celso Russomanno, ex-deputado federal pelo Partido Progressista.

Considerando que o PSDB tem quatro pré-candidatos, que insistem na realização das prévias, Serra, que já assimilou a tese de que terá de ir para o sacrifício, gasta os derradeiros minutos com suspense, pois seu objetivo é ser incensado pelos tucanos.