Centroavante temido na década de 60 e pai do ex-jogador Dunga, Edelceu Verri morre no RS aos 71 anos

Minuto de silêncio – Pai do ex-jogador e ex-técnico da seleção brasileira Dunga, Edelceu Verri, que sofria de Mal de Alzheimer, morreu aos 71 anos na cidade gaúcha de Ijuí. Durante a Copa do Mundo de 2010, Dunga (Carlos Caetano Bledorn Verri), que evitava falar sobre o problema, foi às lágrimas ao comentar o caso de seu pai.

“Não é a primeira vez que ele está nessa situação, desde que eu cheguei à seleção brasileira. Há muito mais tempo ele vem sofrendo e, para mim, é só mais uma oportunidade de eu demonstrar para o meu pai tudo o que ele me ensinou”, disse.

Edelceu Verri, que também foi jogador de futebol, foi um centroavante temido pelos zagueiros dos clubes zagas de Ijuí, Santo Angelo e outros municípios da região das Missões, no norte do Rio Grande do Sul. Nos anos 60, Edelceu foi levado para um período de testes no Cruzeiro, de Porto Alegre, que à época era o terceiro clube de futebol mais importante na terra de chimangos e maragatos.

Em entrevista concedida ao jornal “Folha de S. Paulo, em maio de 2010, Emídio Perondi – ex-prefeito de Ijuí, ex-deputado federal, ex-presidente da Federação Gaúcha de Futebol – foi taxativo ao falar sobre o talento do amigo de infância Edelceu: “Ficou 15 dias e voltou correndo, com saudade da família”.