Situação de Ricardo Teixeira na CBF está mais complicada e reunião de emergência pode ser tiro no pé

Fora do script – Ex-presidente do Sport Clube Corinthians Paulista, Andrés Sanchez foi guindado à diretoria de seleções da CBF por Ricardo Teixeira, ainda no comando da entidade máxima do futebol nacional. Prestes a estrear de fato como cartola da CBF, Andrés está em St. Galen, na Suíça, onde a seleção brasileira disputará na terça-feira (28) seu primeiro amistoso de 2012, contra a Bósnia. Sobre a possível saída do presidente da CBF, Andrés foi claro ao apostar na permanência do cartola. “Se Deus quiser, o presidente Ricardo Teixeira vai continuar!” disse o diretor de seleções.

Debaixo de uma enxurrada de denúncias, Ricardo Teixeira convocou para a próxima quarta-feira (29) uma assembleia-geral na CBF, com o estrito objetivo de promover mudanças no estatuto da entidade. O encontro, do qual participarão vices da CBF e presidentes de federações estaduais, pode ser uma manobra para Teixeira deixar o cargo, temporária ou definitivamente, sem perder o comando da entidade.

Perguntado sobre as denúncias contra Teixeira, o ex-presidente do Corinthians foi evasivo: “Não digo para ignorar as denúncias, mas as coisas têm que ser provadas. Faz 20 anos que todo mundo fala, e ninguém prova nada contra ele. Já falaram muito de mim também, mas ninguém provou nada.”

O plano de Ricardo Teixeira pode não sair como o planejado, pois além de uma rebelião isolada patrocinada por parte dos presidentes das federações estaduais, dirigentes dos principais clubes brasileiros já anunciaram que não apoiarão mudanças na CBF que firam os interesses do futebol brasileiro. Esperada para antes do Carnaval, a renúncia pode acontecer até quarta-feira.