Novo ministro da Pesca, senador Marcelo Crivella será substituído por ex-deputado federal do PRB

Troca de cadeiras – Indicado para comandar o Ministério da Pesca e Aquicultura, o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) será substituído no Senado pelo primeiro suplente Eduardo Lopes (PRB-RJ). Lopes é presidente do PRB no Rio de Janeiro e até o ano passado foi deputado federal.

O novo senador deverá também integrar a bancada evangélica, assim como Marcelo Crivella fez até ser indicado pela presidente Dilma Rousseff para a pasta da Pesca nesta quarta-feira (29). Paramédico por formação, Eduardo Lopes é casado e tem 46 anos. Ainda não há data prevista para a posse de Lopes no cargo de senador.

Crivella foi escolhido para ocupar o Ministério da Pesca em substituição ao petista Luiz Sérgio de Oliveira, que retoma o mandato de deputado federal pelo Rio de Janeiro. Na pasta, Marcelo Crivella disse que “terá muito que aprender” e afirmou que seu principal objetivo será criar uma “Embrapa da pesca”, referindo-se à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Mais cedo, Crivella negou que sua chegada ao Ministério da Pesca faz parte de um conjunto de medidas palacianas para alavancar a candidatura do petista Fernando Haddad à prefeitura de São Paulo. Com a entrada de José Serra no páreo, Haddad perdeu o eventual apoio do prefeito Gilberto Kassab, que migrou para a seara do candidato tucano.

Para justificar a escolha do seu nome para ocupar a pasta da Pesca, Marcelo Crivella disse que a presidente Dilma “usou de toda sua genialidade política para abrigar um partido por afinidade”. O senador fluminense lembrou que a conversa com a presidente foi “técnica” e não passou pela sucessão municipal em São Paulo.

Na tentativa de reforçar suas palavras, Crivella falou sobre a participação do seu partido na disputa pela prefeitura da maior cidade brasileira. “Acho que o PRB em São tem um candidato, que é o Celso Russomanno, e em nenhum momento quando a presidente me convidou isso foi aventado. Pelo contrário, só tivemos conversas técnicas”, afirmou o novo ministro.