Consumo excessivo de energia provoca sobrecarga elétrica em Brasília e adia sorteio da Mega-Sena

Luz de vela – Quando o então presidente Luiz Inácio da Silva, no final de 2008, ocupou os meios de comunicação para pedir aos brasileiros a manutenção do consumo em níveis elevados, como forma de minimizar os efeitos da crise financeira internacional que surgiu a partir do “subprime” norte-americano, o ucho.info alertou para diversos perigos. Além do endividamento das famílias brasileiras e o risco da disparada da inadimplência, destacamos que o sistema viário das grandes cidades do País sofreria com a enxurrada de carros novos e que o setor elétrico seria afetado pelo consumo descontrolado de produtos eletroeletrônicos.

À época, Lula preferiu nos acusar de torcer contra o Brasil, mas fato é que na ocasião cumprimos o papel de informar a sociedade sobre as mazelas do Estado e suas irresponsabilidades. Se por um lado as ruas e avenidas das grandes cidades brasileiras estão intransitáveis devido ao excesso de automóveis, o consumo de energia elétrica no País está no limite da capacidade de geração e distribuição.

Com o excessivo calor que tem marcado os últimos dias, o consumo de energia provocou sobrecarga na rede elétrica de Brasília na noite de quarta-feira (29), obrigando o cancelamento do sorteio da Mega-Sena por parte da Caixa Econômica Federal. O sorteio 1.367 da Meg-Sena acontecerá às 20h30 desta quinta-feira.

De acordo com a Caixa, uma sobrecarga na rede pública de energia elétrica em Brasília, ocorrida às 15h55, tornou indisponível o processamento de dados da instituição, prejudicando o sistema das agências no Norte e Centro-Oeste até o final do dia. O problema acabou prejudicando correntistas que tentaram pagar contas ou sacar benefícios.

Sem investimentos que correspondam à demanda crescente, o sistema de distribuição de energia elétrica no País poderá provocar novos colapsos, como que afetou a capital dos brasileiros na tarde quarta-feira.