Exames revelam que Lula da Silva contraiu pneumonia; internação será de pelo menos uma semana

Temporada hospitalar – Exames realizados pela equipe médica que trata de Luiz Inácio da Silva apontaram que o ex-presidente está com pneumonia. A informação é do médico infectologista David Uip, que analisou os exames a que Lula se submeteu nos Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. “É uma pneumonia e estamos atrás do que causou, pode ter sido uma bactéria”, afirmou o médico, que destacou que a doença está em fase inicial. Uip informou também que foi diagnosticada uma pequena alteração no pulmão do ex-presidente. “Fizemos uma série de exames e na tomografia surgiu essa alteração”, completou.

Tratamentos contra câncer, em que são necessárias sessões quimioterápicas e radioterápicas, comprometem o sistema de defesa do organismo, fazendo com que o paciente fique vulnerável a infecções e outras complicações. “Num paciente da idade do Lula, que acabou de passar por um tratamento agressivo, qualquer coisa é grave, uma gripe pode ser grave”, disse David Uip. Ainda de acordo com o infectologista, exames complementares não detectaram qualquer alteração na região em que foi diagnosticado o câncer na laringe do petista.

O ex-metalúrgico perdeu peso por conta da dificuldade de deglutição e apresentou febre nos últimos dias, o que levou os médicos a optarem pela internação. Integrante da equipe que trata do ex-presidente, o oncologista Paulo Hoff disse que Lula deve ficar internado por pelo menos uma semana.