Chávez confirma volta do câncer e sessões de radioterapia podem tirar o ditador da disputa pela reeleição

Fora de combate – Diferentemente do que anunciou meses atrás ao povo venezuelano, o ditador Hugo Chávez confirmou neste domingo (4) que está novamente com um câncer na região pélvica. Em comunicado oficial pela televisão, desde Havana, Chávez disse: “Eu viverei! Eu irei superar!”.

No último dia 24 de fevereiro, uma sexta-feira, Hugo Cávez viajou a Cuba para, segundo ele, se submeter a nova cirurgia em virtude do aparecimento de pequena lesão na região de onde foram extraídos tumores em 2011. Em se tratando de tumores cancerígenos, falar em lesão é coisa de quem quer enganar a opinião pública ou desconhece o assunto. Trata-se, sim, de recidiva, algo com chance de ocorrer quando o assunto é câncer.

Entre os meses de julho e setembro de 2011, o presidente da Venezuela passou por quatro fases de quimioterapia, em Havana e Caracas. No mês seguinte, o Palácio Miraflores, sede do Executivo venezuelano, anunciou que o líder bolivariano estava curado. Muito estranhamente, Chávez recusou uma oferta do governo brasileiro para se tratar no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Assessores do coronel-ditador vieram ao Brasil para checar detalhes, mas a possibilidade de vazamento de informações sobre o real estado de saúde de Chávez motivou a recusa à oferta.

Agora, com o novo diagnóstico, o presidente da vizinha Venezuela será submetido a sessões de radioterapia, o que deve comprometer seu estado físico e tirá-lo da disputa pela reeleição.