Dilma recebe Joseph Blatter na próxima sexta-feira, mas novo presidente da CBF pode participar do encontro

Muito cuidado – Passados os efeitos do cabo de guerra que surgiu entre o governo brasileiro e a FIFA, no rastro da declaração de Jérôme Valcke, que disse que o Brasil precisa de “um chute no traseiro” para cumprir o cronograma das obras para a Copa do Mundo, a presidente Dilma Rousseff receberá às 11 horas da próxima sexta-feira (16), no Palácio do Planalto, ninguém menos que Joseph Blatter.

Dirigente máximo do futebol planetário, Blatter enviou carta em nome da FIFA pedindo desculpas à presidente Dilma pela declaração de Valcke, que foi equivocada na forma, mas não no conteúdo.

Por conta da polêmica criada a partir da declaração, a FIFA adiou a viagem de Valcke ao Brasil, marcada para esta semana com o objetivo de conferir as obras em alguns dos estádios que receberão jogos da Copa de 2014.

No encontro da próxima sexta-feira, Dilma estará acompanhada do ministro Aldo Rebelo, do Esporte, que disse há dias que o governo não mais aceitará Jérôme Valcke como interlocutor da FIFA para os assuntos da Copa. Acontece que na estrutura da entidade o Planalto não tem qualquer ingerência, por mais que esse tipo de prática seja comum nos corredores palacianos.

Segundo apurou o ucho.info, o presidente da CBF, José Maria Marin, teria sido convidado para o encontro, que tem como objetivo sepultar o bate-boca que nos últimos dias surfou sobre as águas do Atlântico. Sempre é bom lembrar que a nenhuma das partes – governo brasileiro e FIFA – interessa chegar à Copa do Mundo com evidentes sinais de desgaste e falta de prestígio. Ou seja, na próxima sexta será dia de pizza no Palácio do Planalto.