FIFA analisa sistemas tecnológicos “tira-teima” para acabar com dúvidas no momento do gol

Olho no lance – Preocupada em evitar que dúvidas emoldurem alguns dos muitos gols que serão marcados na Copa do Mundo de 2014, a FIFA selecionou dois sistemas com a chamada tecnologia da linha de gol. O objetivo da entidade é contar com uma verificação tecnológica quando surgir uma dúvida se a bola ultrapassou ou não a linha do gol.

Após avaliar oito sistemas de tecnologia de linha de gol, a FIFA selecionou dois para uma nova fase de avaliação. Um deles é o “Hawk-Eye”, largamente utilizado em partidas de tênis, que se vale do reconhecimento ótico através de câmeras de ata velocidade e movimento automático para eliminar dúvidas.

O outro sistema tecnológicom, batizado de GoalRef, foi desenvolvido na Alemanha pelo Instituto Fraunhofer e usa campo magnético e bola especial para comprovar a ocorrência de gol. O sistema funciona a partir da geração de fracos campos magnéticos ao redor da meta, o que cria algo semelhante ao magnético das cortinas de luz.

Assim que a bola passa entre as traves, ela causa uma pequena variação no campo magnético, que é detectada pelos sensores, assinalando a ocorrência do gol. A sinalização é repassada para o árbitro por meio de uma transmissão criptografada de rádio, com a ocorrência do gol sendo mostrada em um equipamento similar a um relógio de pulso. O sistema exige o uso de uma bola especial, atualmente fabricada pela empresa Select, da Dinamarca.

A segunda rodada de testes acontecerá ainda neste primeiro semestre, com o objetivo de avaliar a confiabilidade e a precisão dos sistemas e das tecnologias. A aprovação definitiva do uso da tecnologia na linha de gol será decidida durante a Assembleia Extraordinária da FIFA, marcada para o próximo dia 2 de julho, em Kiev, na Ucrânia.