Venda de bebidas nos estádios da Copa do Mundo poderá ser liberada por meio de canetada de Dilma

(Foto: Roberto Stuckert Filho - PR)
Trator em ação – Enquanto a presidente Dilma Rousseff estiver em Nova Déli, onde participa de reunião dos BRICS (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o Congresso Nacional será palco de reunião de líderes partidários que discutirão saídas negociadas para a votação da Lei Geral da Copa e do Código Florestal Brasileiro. Até que esses dois assuntos sejam decididos, a sociedade terá de esperar para que o parlamento vote alguma matéria de interesse do País. O que deve acontecer somente depois da Páscoa

No caso da Lei Geral da Copa, a polêmica sobre a liberação de venda bebidas alcoólicas nos estádios continuará existindo, pois o tema foi camuflado no projeto e transferido aos estados que receberão jogos do Mundial de 2014. Essa manobra de última hora para atender às exigências da FIFA, aceitas pelo governo brasileiro, serve para tirar o assunto das discussões do cotidiano, deixando a solução para mais adiante.

Considerando que alguns governadores devem trabalhar contra a liberação de bebidas nos estádios da Copa, não está descartada a possibilidade de a presidente Dilma resolver o assunto com uma canetada. A ideia era autorizar a venda de bebidas pro meio de Medida Provisória, mas recente decisão do STF obriga que seja criada uma comissão no Congresso para analisar a MP antes de sua votação. Sendo assim, a exigência da entidade máxima do futebol poderá ser atendida através de um decreto presidencial. Tudo no melhor estilo ditadura.