Exames médicos revelam que após tratamento o ex-presidente Lula está livre do tumor na laringe

Etapa vencida – Exames realizados nos Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, apontam que o tumor na laringe de Luiz Inácio da Silva, tratado com sessões de quimioterapia e radioterapia desde novembro de 2011, não voltou.

Lula, que na terça-feira (27) recebeu a visita do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, tem se submetido a sessões de fonoaudiologia, o que, dependendo dos resultados e da evolução do quadro, podem permitir que o ex-metalúrgico participe das eleições municipais deste ano, com atenção especial ao empacado Fernando Haddad, pré-candidato do PT à prefeitura paulistana.

Entre os resultados dos exames divulgados nesta quarta-feira (28) e a afirmação de que Lula está curado há uma monumental distância. Por mais que os médicos, todos competentes, sejam obrigados a tratar o caso de Lula com o devido cuidado político, o máximo que se pode dizer é que o petista está momentaneamente curado. Como se sabe, recidivas são normais em casos de câncer, mas o Brasil torce para que Lula esteja realmente curado, algo que só saberemos dentro de aproximadamente cinco anos, prazo que a Medicina considera como viável para novas manifestações tumorais. Até lá, o ex-presidente terá de passar por avaliações periódicas, cuidar da saúde com afinco e evitar abusos.