Democratas indica deputados Onyx Lorenzoni e Mendonça Prado para compor a CPI do Cachoeira

Experiência de sobra – A bancada do Democratas na Câmara dos Deputados indicará Onyx Lorenzoni (RS), como titular, e Mendonça Prado (SE), como suplente, para integrarem a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que tem como missão apurar as ações ilícitas em torno de Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, investigado nas operações Las Vegas e Monte Carlo, da Polícia Federal.

De acordo com o líder do partido na Câmara, deputado Antônio Carlos Magalhães Neto, os parlamentares indicados têm vasta experiência em CPIs, com participação nas comissões do Correios e caos aéreo, no caso de Lorenzoni, por exemplo. Já Mendonça Prado foi presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.

No total, os partidos de oposição – Democratas, PSDB e PPS – terão três vagas titulares para deputados e mais três para senadores na CPMI. O requerimento de criação de comissão será lido às 10h30 da quinta-feira (19), em sessão do Congresso Nacional convocada pela presidente em exercício, deputada Rose de Freitas, conforme a própria parlamentar anunciou na tarde desta quarta. ACM Neto defendeu que os líderes do Congresso façam as indicações ainda durante a quinta-feira para que a CPMI comece a funcionar na próxima terça-feira (24).

A grande questão da CPI do Cachoeira que poderá atrapalhar as investigações é que o conteúdo da Operação Las Vegas, que serviu de ponto de partida para a Monte Carlo, é muito mais explosivo e alcançaria um número maior de políticos envolvidos em casos de corrupção. Como destacou o ucho.info na matéria anterior, cabe à sociedade brasileira manter forte pressão sobre os integrantes da CPMI.