Consumo tira a classe média de casa e queda de audiência ameaça futebol dominical da Globo

Luz vermelha – O futebol já não dá tanta audiência para a Rede Globo como há alguns anos, o que pode causar uma mudança no costume do brasileiro: as partidas dominicais das 16 horas. De acordo com o colunista do Daniel Castro, do R7, o jogo da última semana, entre Ponte Preta e Corinthians, válido pelo Campeonato Paulista, rendeu à líder de audiência média de 15 pontos no Ibope da Grande São Paulo, onde cada ponto equivale a 60 mil domicílios. Em 2011, no mesmo período, a média foi de 17,4 pontos. Isso significa uma queda de 12% entre um ano e outro – se comparado a outros anos, a porcentagem ultrapassa os 25%.

“O desempenho do futebol, principalmente aos domingos, preocupa a cúpula da Globo. Se continuar nesse ritmo de queda (de aproximadamente 10% ao ano), o futebol poderá se tornar inviável às 16h dos domingos”, declara Castro.

Entretanto, o colunista lembra que essa perda de telespectadores não é exclusividade do futebol e nem da Globo. A Band, por exemplo, perdeu 21% de sua audiência com o esporte, mas o que estaria afastando o brasileiro da televisão seria o aumento de poder aquisitivo.

O sumiço do telespectador é decorrente do avanço da classe média, que por conta do crédito fácil acolheu 39 milhões de novos consumidores, sempre ávidos a compras e lazer. Essa mudança no comportamento do consumidor, que passou a realizar desejos suprimidos durante anos a fio, tirou o brasileiro de casa e, por consequência, interferiu na audiência da televisão. Prova disso é a quantidade de pessoas que se aglomeram nos shoppings aos finais de semana e o número de novos empreendimentos comerciais que surgem a todo instante nas grandes cidades brasileiras. Se a televisão não se reiventar, a audiência continuará despencando. (Com informações do AdNews e do R7)